quarta-feira, 22 de abril de 2015

Empresas Portuguesas - Mas o que vos anda a passar pela cabeça?





O meu MQT hoje tinha uma reunião e como é habitual perguntei qual era empresa, mal ele escreveu o nome tratei logo de o colar no Google para saber mais sobre a dita empresa, tenho sempre curiosidade pelo trabalho dele e para quem trabalha.
A empresa tem site institucional em PT, EN e ES, o que é sempre bom, existem montes de empresas que nem um site têm e outras que estão anos com um “under construction”.
Como é habitual passeio pelo site, que no fundo são 4 páginas muito, muito pobres e o que descubro? Coisas super interessantes:
- Nome da empresa na apresentação escrito entre aspas! What?
- Erros ortográficos, falta de acentos, pontuação excessiva e uma miscelânea de frases feitas que juntas não fazem sentido nenhum. Mas nem uma menção ao objeto de negócio da empresa.
Resolvi espreitar o texto em Inglês e consegue ser pior, tem ainda mais erros ortográficos e diversos erros gramaticais. Abro a página de apresentação em Espanhol e consegue ser o mais equilibrado dos três, mas continua a ter erros e a não mencionar o que a empresa faz.
Nas restantes 3 páginas existentes a pobreza dos textos continua e os erros ortográficos também, as fotos que ilustram o site apesar de não serem más, são escassas, mas suficientes para perceber que o design dos produtos e respetivas embalagens é muito pobre e ultrapassado.
Fecho o site e penso como é possível que uma empresa que exporta para 80 países, está presente em feiras internacionais e pelos vistos muito bem de saúde financeira não tem ninguém que se preocupe com a Imagem que transmite aos seus potenciais clientes.
Em termos de marketing acredito, não tenho dados, que cerca de 80% das empresas portuguesas estão 30 anos atrasadas em relação às empresas de países mais desenvolvidos, há ainda muito trabalho a desenvolver neste campo porque o marketing ainda é tido como um custo e associado apenas à publicidade. Ideia completamente errada e míope.
Mas deixo uma dica aos “empresários” portugueses, não querem, não ligam não se importam com marketing tudo bem, fiem-se na virgem e não corram; Não ligam à imagem e ao design porque vendem sem problemas, continuem a vender os produtos que vendiam há 10/15/20 anos atrás porque claro eles vão sempre continuar a vender-se magicamente só porque sim.
Mas pelo menos se publicarem alguma coisa online antes de fazerem publicar colem o texto no Word, esse programa fantástico que deteta erros ortográficos e até gramaticais, e só depois se corrigirem as palavras que aparecem a vermelho e verificarem se querem manter as palavras que aparecem a azul é que colam o texto no site. A sério não custa nada, perdem 2 minutos e evitam ter erros rudimentares na vossa montra digital.
Porque mais vale perder dois minutos com a imagem do que perder a credibilidade em dois minutos.

1 comentário:

  1. Eles julgam que ninguém lhes visita o site e vai daí nem o "arrumam"...Para isso mais valia nem o terem criado!

    ResponderEliminar