Quando leio notícias com pérolas como estas: “As marcas estão a ter cada vez mais apreocupação de aproximar as campanhas das mulheres reais” revolta-me o estomago.
A culpada é a Dove
desde que teve a infeliz ideia de falar de beleza para mulheres reais.
Pois é que as
modelos de profissão não são reais, são um produto da nossa imaginação, elas
não existem são hologramas projetados por computadores e desenhadas por homens
em 3D.
Aliás mulheres
magras, bonitas, altas e tonificadas não existem, ou vá lá, são um espécimen em
extinção.
Sim, eu sei que as
modelos têm maquilhagens e cabeleireiros a pô-las mais bonitas e depois existe
o Photoshop que coloca tudo bem direitinho e no sítio, mas as campanhas com as
modelos reais não usam os mesmos artifícios?
O que eu gostava
mesmo de ver eram campanhas com modelos com pelos encravados, borbulhas visíveis,
cicatrizes, cabelos com pontas descoloradas, estria, celulite de último grau.
Sim porque elas têm
excesso de peso, sim excesso de peso, mas têm um corpo harmonioso, kg de
maquilhagem, zero celulite, cabelos fantásticos, sobrancelhas perfeitamente
alinhadas e aquele ar prefeito.
Para cúmulo o anúncio
em questão ainda mostra uma mulher bem-sucedida, que tem tempo para praticar
desporto, vestir lindos vestidos e com cara de quem acabou de sair do SPA.
Uma pessoa aguenta
ver anúncios de gajas boas, elegantes e sem falhas porque pensa que essa
perfeição está apenas ao alcance de uma minoria privilegiada com uns genes de
ouro.
Mas não dá para
aguentar quererem tornar todas as mulheres nesse ideal perfeito e harmonioso.
E o que o mulherio
faz? Bate palminhas de contente.
Não percebe que mais
uma vez as querem manipular. O que eles vos estão a dizer é que podem ser cheiinhas
mas mesmo assim têm de estar sempre lindas e perfeitas nem que para isso usem
mil e uns artifícios como cintas e soutiens.
Nem pensar em ter um
aspeto menos polido nem que para isso tenham de ter dotes de esteticista,
cabeleireira e modista, porque quando o dinheiro não chega para isso há que
resolver o problema em casa.
Acho muito bem que
se tenha a atenção e se tomem medidas para que as modelos não sejam
extremamente magras, mas o que é demais é exagero.
As pessoas magras e
muito magras já são vítimas de gozo e de humilhação, será que não percebem com
isto que ainda as fragilizam mais e ainda dão mais motivos às pessoas para
gozarem com elas?
As mulheres gostam de ser manipuladas e no fim de contas ainda acham que são elas as manipuladoreas.
The joke was on you.
eu fiquei bem na duvida sobre o que escreveu, mas não tiro da mente que o que eles querem é VENDER produtos, seja para as magras, seja para asa reais.. nada politicamente correto, nada de consciencia... e os que se deixam levar por isto... que dó! rsrsr
ResponderEliminarClaro que é tudo marketing e as Mulheres deixam-se levar pela campanha. Nada contra o marketing, não fosse eu da área, no entanto, acho que as pessoas deviam pensar mais pela própria cabeça em vez de seguirem as massas como uma manada.
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