segunda-feira, 20 de abril de 2015

O maravilhoso mundo do trabalho - O mundo do trabalho é um mundo cão.



O mundo do trabalho é um mundo cão.

Em criança quando ouvia esta expressão achava que significava que o mundo do trabalho era mau, provavelmente cheirava mal e que deveria ser uma coisa difícil de aturar.
Agora quando penso nesta expressão penso que dizem que é um mundo cão, porque no fundo somos como os cães e os nossos donos são os patrões.
Quando entramos numa empresa somos todos como uns cachorrinhos, somos a novidade da casa, toda a gente nos quer conhecer, toda a gente quer brincar connosco, estamos sempre alegres e bem-dispostos, e tudo parece promissor, parece que teremos sempre alguém que nos ajudará e nos dará uma palavra de incentivo.
Mas depois o cachorrinho cresce, chega à adolescência e a sua vontade de conhecer o mundo é vista como rebeldia, ele não tem nada de meter a pata no pio dos outros, nem dar opinião sobre assuntos da chefia, tem apenas de fazer o que lhe é pedido.
Depois o cachorrinho chega à idade adulta e percebe que está prestes a perder o seu lugar para os cachorrinhos que agora chegam cheios de energia e vitalidade, alguns têm ideias iguais às suas, aquelas que defende desde a adolescência mas que ninguém quis ouvir, ele até simpatiza com os novos cachorrinhos afinal são uns queridos, mas percebe que já não tem importância que tinha na casa, ele até pode ser dominante e estar num posto superior mas ninguém quer brincar com ele.
À medida que o cachorro envelhece é deixado de parte, deixam sequer de perguntar a sua opinião e ninguém quer saber da sua estratégia para empresa, a sua experiência não serve de nada, fica para ali encostado a um canto como se fosse mobília, a definhar até ser deixado à sua sorte independentemente das alegrias que tenha proporcionado ao seu dono. Às vezes é mesmo abandonado sem sequer um obrigado, de forma fria e cruel.

2 comentários:

  1. Uma realidade que sei ser verdade, mas espero que nem em todas as empresas assim seja! Acho que se deve dar valor a todos os colaboradores de uma empresa, sejam eles mais velhos ou mais novos. Todos fazem com que a empresa cresça de alguma maneira e merecem respeito e agradecimento!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, mas infelizmente não é o que acontece na maioria das empresas :(

      Eliminar