quarta-feira, 1 de abril de 2015

Quando tiveres filhos tu vais ver… #1




Ouço tantas vezes esta frase nos últimos tempos que às vezes a vontade que tenho é de partir para a violência psicológica.

Toda a gente sabe que os pais deste mundo, especialmente as mães, na sua maioria, não gostam muito que se opine sobre a forma como lidam com as suas crias, a verdade é que as crias são delas e elas fazem o que bem entendem (excluo daqui casos de polícia).

Mas divertem-se a trocar conceitos de como se deve fazer e o que fazer, e a melhor teoria e uma série de coisas, e são as mães as que mais criticam outras mães. Mas se uma mulher ou homem que não tenha filhos se lembra de opinar está o caldo entornado porque uma pessoa que não tem filhos não pode ter opiniões sobre paternidade, educação ou seja o que for relacionado com o tema.

Duas coisas que me chateiam particularmente em situações distintas:

1 -Pessoa sem filhos opinar sobre como irá ou iria proceder quando tiver ou se tiver um filho. Quando a pessoa com quem está a ter uma conversa minimamente civilizada fica sem argumentos atira o chavão – Quando tiveres filhos tu vais ver!

2- Pessoa sem filhos fala das suas atividades dos tempos livros, explica a importância das férias, da atividade física, de momentos de descontração e diz com a melhor das intenções a alguém que por acaso até tem filhos que devia começar a praticar exercício físico para bem da sua saúde, a pessoa começa logo com a clássica desculpa do não tenho tempo, a pessoa sem filhos tenta explicar que com a motivação e organização certa tudo é possível, mais uma vez a pessoa fica sem argumentos e ataca com - Quando tiveres filhos tu vais ver!

Há uma parte do meu cérebro que começa a questionar-se se esta frase não é mais do que parece ser, será que existe algum clube que se entra só depois de ser mãe e que nos formata a mente?
Será isto apenas uma constatação do óbvio, sim eu sei que só saberei o que é ser mãe depois de o ser. (Embora tenha uma ideia muito próxima do que deverá ser e o que se deverá sentir, tenho uma imaginação deverás ilimitada, e uma capacidade emocional de me colocar em situações que nunca estive, encarnar personagens para mim nunca foi difícil).

Ou será isto uma ameaça? É que tudo parece mágico mas será que nos estão a contar a verdade toda? Parece que estão dizer – Quando fores mãe vais ver o que é bom para a tosse!



Sem comentários:

Enviar um comentário